Visita “EcoVisionários”- MAAT

No passado dia 29 de setembro o NAS organizou uma visita guiada à exposição Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno no MAAT em Belém onde, para além dos membros do núcleo, também contámos com a presença de estudantes da FCT NOVA e de outras faculdades.
Esta exposição reuniu 35 artistas e arquitetos com o objetivo de abordar as alterações climáticas e o impacto da ação humana no mundo de uma maneira visionária. O Antropoceno é a designação recente de um novo período geológico definido pelo impacto das ações humanas e que, nesta exposição, foi bastante debatido e questionado.
A exposição estava dividida em quatro secções: Desastre, Coexistência, Extinção e Adaptação. A secção Desastre aborda a situação dramática em que se encontra o planeta apelando ao mesmo tempo à urgente consciência ecológica, tudo isto ligado à evolução tecnológica. A Coexistência apresenta-nos as consequências a nível global das ações humanas desmedidas, são apresentados nesta secção alguns documentários de zonas mais remotas do planeta que estão a ser destruídas onde temos a possibilidade de ouvir o testemunho de indígenas que relatam o que se está a passar. As consequências do aquecimento global são expostas na secção da Extinção onde se apresenta a possibilidade de desaparecimento da espécie humana por esta não estar preparada para as novas condições do planeta para além de muitas outras. Esta é uma parte chocante, mas ao mesmo tempo sensibilizadora para o futuro que estamos a construir. Por fim, a Adaptação deixa-nos uma mensagem de esperança, mas ao mesmo tempo de incentivo à construção de um mundo melhor onde possamos coexistir.




Toda a exposição está recheada de atividades, documentários, filmes, esculturas e muito mais. O NAS agradece a colaboração e apoio do MAAT neste que foi um evento que despertou consciências e alertou para um problema da atualidade.

Comentários

Mensagens populares