Dia Mundial da Árvore

Nos passados dias 21 e 22 de Março, o Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade organizou numa ação de voluntariado no âmbito do projeto das hortas comunitárias que está a dar os seus primeiros passos nos terrenos da residência. Esta atividade, levada a cabo no Dia Mundial da Árvore e Florestas consistiu em plantar árvores e arbustos, nomeadamente, cipreste-português cupressus lusitanica, murta myrtus communis e loureiros laurus nobilis cuja função será a de criar uma sebe que irá proteger a zona de hortícolas do vento, por vezes forte, que se faz sentir neste local.


Atividade:
 Aconselhou-se os participantes a levarem roupa e calçado confortável e também um chapéu e uma garrafa de água para garantir as melhores condições.
Deu-se início à atividade de plantação de árvores na horta da Residência Universitária Fraústo da Silva da Faculdade de Ciências de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa pelas 14h do dia 21.
Apesar do vento, por vezes forte, e de alguma chuva, as condições adversas nada impediram. Verificámos uma grande afluência de pessoas de áreas diferentes que, apesar de não pertencerem ao ramo de ambiente, se juntaram todos pela mesma causa o que fez com que o evento fosse realizado da melhor maneira possível.

Contámos com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Associação Plantar uma Árvore.

Para quem não está familiarizado com estes termos, o ICFN trata-se de um instituto integrado na administração indireta do Estado que tem por missão acompanhar e assegurar a execução das políticas de conversação da natureza e florestas. A associação Plantar uma Árvore tem como principal objetivo desenvolver iniciativas que contribuam para a promoção, conservação e proteção do património biofísico e como sonho fazer com que cada pessoa plante uma árvore por ano.



Agradecemos aos alunos, professores e instituições que nos apoiaram com material e instrução.
Fotos: Teresa Calvão

Comentários

Mensagens populares