Workshop de Cosmética Natural


No passado dia 21 de fevereiro de 2019, o NAS organizou um workshop de cosmética natural aberto a todos os interessados. Estiveram presentes pessoas de diversas áreas, desde a sociologia à eletrotécnica, passando por ambiente, o que criou uma atmosfera de partilha de experiências e visões bastante enriquecedora.
A formadora, Filipa Henriques, começou por fazer uma apresentação teórica sobre a problemática dos cosméticos presentes no mercado explicando o tipo de substâncias que podem suscitar maior preocupação, assim como a melhor forma de encontrar informação sobre as mesmas. Foram também apresentados os ingredientes a serem utilizados como óleos vegetais e óleos essenciais e os conservantes bem como as fórmulas para realizar o que havia planeado.
Na parte prática, os participantes tiveram oportunidade de participar na elaboração vários produtos cosméticos. Começou-se por um óleo de massagem seguindo uma receita do livro Aromaterapia: fundamentos e utilização de A. Proença da Cunha. em que foram adicionadas ao óleo transportador, gotas de óleos essenciais de modo a produzir um óleo de massagem relaxante. Seguiu-se a elaboração de uma barra corporal, um bálsamo labial com recurso a ingredientes como a cera de abelha, óleo de cenoura e óleo de avelã.
Por último, foram feitos sabões apenas para exemplificar pois pelo facto de demorarem cerca de dois dias a secar, a formadora decidiu elaborar previamente sabões para todos os participantes, com a mesma receita. Os sabões, à base de azeite, contêm também ingredientes como cera de abelha, óleo de coco e manteiga de cacau e foram perfumados com óleo essencial de Neroli.
Toda a preparação dos cosméticos foi extremamente prática e colaborativa. Haviam também alguns livros interessantes na exploração desta temática, os quais os participantes tiveram oportunidade de conhecer.
O NAS prevê que seja feita uma segunda edição deste evento devido à grande adesão por parte do público e por este ser um tema bastante atual.


 




Comentários

Mensagens populares