Palestra "Dos Trópicos ao Ártico - Conhecer para Conservar"

Da expedição pelo deserto gelado do norte da Escandinávia até à floresta impenetrável do Uganda/ Ruanda que despertaram em nós os desejos mais profundos de aventura de há muito pensados, embarcámos assim no último dia 18 de Outubro no sonho pela voz de quem já o experienciou. Contámos com a presença da professora Maria Rosa Paiva, professora catedrática da FCT-NOVA que nos contou a sua aventura pelas florestas do Uganda e Ruanda na observação e estudo dos gorilas. Foi-nos possível ficar a conhecer um pouco dos riscos corridos durante a expedição, dos comportamentos peculiares das famílias de gorilas bem como da perícia necessária para localizar as famílias.

Depois de um pequeno intervalo com direito a coffee break, voltámos com a Mónica Almeida, investigadora do DCEA que atravessou o Ártico de trenó após ter ganho uma competição internacional para uma expedição polar. Chama-se Fjällräven Polar e é um percurso de três dias num trenó puxado por cães pelo Círculo Polar Ártico. 

Tudo começa nas tundras da cidade norueguesa de Signaldalen e termina nas florestas ao redor de Jukkasjärvi, na Suécia. A iniciativa organizada pela marca sueca proporciona a 20 pessoas a oportunidade de sair da zona de conforto e experienciar a vida ao ar livre da forma mais pura. A investigadora já tinha tentado participar em edições anteriores, mas acabava por ser ultrapassada por “estrangeiros famosos” nas votações. Mas em 2018, apesar de não te ganho nas votações online, o júri decidiu dar uma oportunidade à investigadora de viver um sonho há tanto tempo esperado. A Mónica fez-nos viver um pouco da sua experiência através das mais variadas e curiosas histórias contadas. Desde a magnificência das aurosas boreais à teimosia dos cães. 
Foram um par de horas passadas que nos fizeram conhecer duas expedições de carisma totalmente diferentes e ser transportados para uma outra realidade conectando-nos mais com a natureza.






Comentários

Mensagens populares