Limpezas de Praia

Ao longo do ano de 2018, o NAS foi fazendo diversas limpezas de praia juntamente com ajudas externas. Aqui ficam os testemunhos das mesmas! Muito obrigada a todos os presentes!

Praia da Adiça

No dia 27 de Maio, o NAS FCT - Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade esteve presente em mais uma Limpeza de Praia. Esta vez fomos até à Praia da Adiça, situada na Fonte da Telha e, mais importante que a localização geográfica, encontra-se dentro da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica (PPAFCC). A PPAFCC possui, na sua totalidade, cerca de 169 espécies animais em toda a sua extensão, 13 km, e flora muito característica junto às praias, como o tomilho-da-praia ou tomilho-da-mata. Assim sendo, é uma máxima preservar esta área protegida.
Com a ajuda dos Ambialistas, Alma Naturista e Câmara Municipal de Almada, que sem os quais este evento não teria sido possível, foram recolhidos pedaços de esferovite, cordas e redes de pesca, palhinhas, cotonetes, beatas, entre muitos outros que ameaçam todos os dias o bem-estar das espécies que coabitam este planeta e, mais precisamente, nesta paisagem protegida.
Queremos deixar os nossos sinceros agradecimentos a todos os participantes, pela iniciativa, motivação e boa disposição, aos grupos mencionados anteriormente e à C. M. Almada e à Patrícia Rodrigues Cabral, por ter registado todos os momentos e tê-los tornado ainda mais especiais! #lixomarinho


Praia do Rio de Prata

No passado dia 24 de junho, o NAS em conjunto com a Alma Naturista realizou mais uma limpeza de praia, desta vez na Praia do Rio de Prata, no Meco.
Durante a limpeza, a totalidade do lixo encontrado, foram microplasticos. Os microplásticos são plásticos com tamanho inferior a 5 mm que, por serem tão pequenos são ingeridos pelos animais que os confundem como alimento. Ao serem ingeridos pelos peixes, os microplásticos entram na cadeira alimentar, o que implica uma exposição dos organismos marinhos a
poluentes persistentes orgânicos (POP) de elevada toxicidade.
As ações de limpeza de praia têm contribuído para a consciencialização da população em relação ao impacto que causamos no nosso planeta. Se é verdade que, muitas vezes temos atitudes de desrespeito para com ele, também é verdade que, quando queremos conseguimos torná-lo num lugar muito melhor com pequenos gestos por parte de cada um de nós. Estes momentos servem para relembrar isso mesmo.


Praia do Torrão

No passado sábado, dia 20 de outubro, pelas 10 horas da manhã, nós-NAS FCT- a Alma Naturista , os Ambialistas e a Straw Patrol, com o apoio da C.M. de Almada, estivemos na Praia do Torrão, na Trafaria, concelho de Almada, para realizar mais uma limpeza de praia.
Esta praia, devido à geografia, no delta do Tejo, tem muita tendência a acumular lixo. A praia, em si, também não é aconselhável para banhos, devido à matéria orgânica que água possui, proveniente das fábricas a montante da praia.
Desta forma, enchemos 11 sacos em que os resíduos eram, na maioria, microplásticos, 3 garrafas de meio litro, 8 garrafas de um litro e meio e 1 garrafão de cinco litros com cotonetes e beatas.
E, o mais assustador, é que a praia já tinha sido limpa há relativamente pouco tempo.
Pensem duas vezes da próxima vez que acharem que deitar beatas ao chão é poupar mais do que comprar um cinzeiro portátil (há muitas alternativas ainda): poupam todo o planeta! Os cotonetes sofrem o mesmo destino, pela ignorância de serem deitados pela sanita!


Obrigada a todos os que colaboraram!
É quem quer fazer e trazer quem faça, que faz a diferença!

Comentários

Mensagens populares