Curso de Introdução ao Programa R



Nos últimos dias, decorreu um curso de introdução ao programa R, organizado pelo Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade. O curso teve uma duração de 9 horas, 3 horas por dia, no dia 22 e 29 de março e por fim no dia 5 de abril.

O R baseia-se numa linguagem de programação e de código, que tem como objetivo a manipulação e análise de dados, sendo também capaz de produzir gráficos. É um programa extremamente versátil, podendo ser adaptado para diferentes áreas científicas. O R é uma mais valia, uma vez que está aberto ao público, sem custos adicionais.

O grande objetivo deste curso era de dotar os seus participantes das ferramentas necessárias para trabalharem em ambiente R, conseguindo assim, efetuar análises exploratórias de dados, construção de gráficos e análise estatísticas. O público alvo destinava-se aos Estudantes de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, sendo que, compareceram participantes do 2º ao 5º ano.

Todo o curso decorreu da melhor maneira, com bom ambiente e com todos os participantes receptivos ao novo conhecimento, tal como um dos seus participantes disse “Foi um curso que rendeu muito”, foi tão apelativo que o mesmo já espera pelos próximos “venha agora o intermédio e o avançado”. O formador foi o Professor António Rodrigues, o qual compartilhou a mesma opinião.

Gostaríamos de agradecer em especial ao Professor António Rodrigues por toda a ajuda, apoio e disponibilidade fornecida para o decorrer deste curso.


Em anexo temos o link do Programa R para quem quiser usufruir deste programa!

Comentários

Mensagens populares