Workshop Vegetariano!

O primeiro workshop de cozinha vegetariana do Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade decorreu na passada sexta-feira, dia 10 de Março, pelas 13h na Residência Fraústo da Silva.
Na abertura do evento, tivemos o prazer de contar com uma palestra do nutricionista Darchite Kantelal, da Associação Vegetariana Portuguesa, tal palestra abrangeu mitos nutricionais do veganismo, exemplos de atletas de alta competição com alimentação vegan e como parte final foram discutidos diferentes pontos sobre a sustentabilidade deste tipo de alimentação.
Na segunda metade do workshop, tivemos o atelier de cozinha vegetariana, com a aluna de engenharia de gestão industrial, Isabel Lopes de Sousa. Foi feita uma ementa completa: entrada, refeição principal e uma sobremesa, tudo 100% vegan.

Para entrada, contamos com um guacamole, onde foram explicados alguns truques sobre os diferentes usos dos abacates, e que mais vegetais combinavam com este fruto. O guacamole foi servido com nachos vegans.
Para “prato principal” foram elaborados veggie burguers de feijão. Os participantes ajudaram na preparação em alguns dos momentos: fazer a forma de hambúrguer, esmagar o feijão, triturar a aveia, cortar cebola e tomates. Para esta refeição foram previamente feito um refogado de cebola e cenoura que ficou posteriormente a arrefecer até ser adicionado à massa do hambúrguer. Os veggie burguers foram levados ao forno por cerca de 30 minutos.
Enquanto se esperava pelos veggie burguers foi se realizando a sobremesa. A Isabel já tinha levado o bolo de tomate feito. Este foi desenformado e em seguida foi “desfeito”, com ajuda dos participantes e foi sendo colocando dentro dos copos. A mousse de lima foi muito rápida de preparar! Foram apenas utilizados 4 ingredientes: natas de soja, manjericão, açúcar e limas. Após bater as natas com o açúcar juntou-se apenas o manjericão e a lima e ficou logo pronta!
Após os veggie burguers estarem prontos, cada participante pode personalizar a seu gosto. Foram disponibilizados os seguintes ingredientes : alface, cebola, tomate, ketchup e maionese vegan .
O workshop decorreu “acima das expectativas” e com muita participação entre os oradores e os participantes. No final o núcleo recebeu um feedback muito positivo, e com montes de pedidos de uma repetição do mesmo!
Em anexo podemos encontrar um documento com as receitas, elaborado pela Isabel, e os links das páginas do Darchite Kantelal.
O Núcleo gostaria de agradecer a todos os participantes, bem como aos oradores e aos membros da comissão da residência que se mostraram muito cooperativos!

  • Receitas






Comentários

Mensagens populares