"DEMAIN"

No passado dia 20 de Fevereiro o Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade em conjunto com o Núcleo de Cinema realizaram a exibição do documentário "Amanhã" (Demain), o qual foi "Vencedor na categoria de Melhor Documentário nos Prémios César, este documentário, de valor pedagógico inegável, prova que cada um de nós pode realmente contribuir para criar o futuro".
Além do documentário apresentado, existiu uma sessão de debate que contou com a presença do Projecto 270 do Pinhal Novo.


  • Sobre o documentário

Demain é um documentário que tem como ideia geral a apresentação de soluções, o qual conta uma história positiva de modo a se decidir qual a melhor forma de resolver as crises ecológicas, económicas e sociais que atravessam o nosso mundo. "Após a publicação de um estudo que anuncia a possibilidade do desaparecimento da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent partiram com uma equipa de quatro pessoas, para investigar em dez países aquilo que poderá provocar esta catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a sua viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, a economia, a democracia e a educação. Ao juntarem todas estas iniciativas positivas, eles começam a ver emergir aquele que poderá ser o mundo de amanhã".
No documentário conseguimos identificar 4 capítulos diferentes, os quais retratam diferentes pessoas que não seguem o caminho do consumismo e que acreditam que é possível voltarmos às nossas raízes, ou seja, que é possível existir um regressar à Natureza, de modo a, toda a sociedade se tornar mais solidária, harmoniosa e criativa.
O documentário tenta ser apelativo e chamativo de modo a que, consiga transmitir ao público uma mensagem inovadora e realista do ponto de vista social, tentanto chamar à atenção para que, as mudanças no nosso planeta são reais e estão a acontecer agora.


  • Sobre a sessão de debate
A sessão de debate contou com a presença do Projecto 270 do Pinhal Novo, uma associação que age em defesa da Terra, sendo que tem a Soberania Alimentar, a Agroecologia e a Educação Integral como valores base. 

O debate começou por uma pequena apresentação ao Projecto 270 e de seguida começou-se a partilhar ideias sobre a agricultura biológica, biodinâmica, até mesmo sobre ETARs e desperdícios públicos e individuais de modo a exemplificar maneiras distintas de resolver os principais problemas dos centros urbanos com exemplos práticos e verídicos de modo a conscencializar o público para todos os problemas existentes. 
Nesta conversa foi possível refletir sobre a simplicidade com que os problemas, ditos complexos, podem ser resolvidos com acções diferentes que resultam num menor impacte ambiental, tal como foram apresentados no documentário.
Acabando com um convite geral para se visitar o Projecto 270 de modo a compreender e vivenciar o seu trabalho.


Por fim, gostaríamos de agradecer em especial ao Projecto 270 do Pinhal Novo pela sua disponibilidade, amabilidade, boa disposição e sensatez.




Comentários

Mensagens populares