Documentário Wasted Waste


No passado mês de Novembro, dia 29, o NAS exibiu o documentário Wasted Waste de Pedro Serra sobre o freeganismo, tendo-se seguido um debate. Contámos com uma introdução do realizador, que infelizmente não conseguiu estar presente em pessoa, e com a intervenção de Raghunatha Dasa, um dos participantes do filme.
·       Sobre o Documentário
O freeganismo é um estilo de vida que faz boicote ao capitalismo e que pretende ter um impacto no planeta que seja mínimo. O consumo de recursos é feito de forma consciente e contra o típico consumismo que se tem vindo a verificar no nosso dia-a-dia. Neste filme é-nos mostrada a realidade de algumas pessoas que seguem este estilo de vida por escolha própria e que utilizam os recursos que a maioria de nós considera lixo ou que nem sequer considera de todo: alimentos que não foram vendidos e acabaram no lixo/caixote, reaproveitamento de materiais, cultivo de baldios, o nosso tempo como moeda de troca
Uma das premissas é de que muito do que consumimos e compramos não nos é necessário; é-nos induzida essa necessidade pelas empresas e pelo mercado em si, assim como muitas vezes somos levados a adotar determinadas práticas que são insustentáveis. Outra das premissas é que os sistemas de produção e venda estão feitos para que o benefício económico seja o maior possível, com níveis de excesso de produção e de desperdício elevados que não têm em consideração a sustentabilidade do planeta a longo prazo.
Um dos aspetos mais abordados neste filme é o desperdício alimentar. São explicados os mitos relativos aos prazos de validade e como certos produtos agrícolas com características físicas menos atraentes não chegam ao mercado. São-nos também apresentadas algumas soluções para estas falhas no sistema. Muitos dos entrevistados consideram a saída do sistema capitalista a melhor solução, recusando-se a comprar produtos que possam obter/criar com recursos já existentes em seu redor.
Nota: O consumir de preferência antes de refere-se à data que os produtores estimam que o produto esteja no pico da sua qualidade/frescura. O seu consumo depois desta data não significa de que o produto em questão esteja estragado.
O prazo de validade é aplicado a produtos como os ovos e iogurtes, onde o seu consumo depois da data indicada já pode ter alguns encargos de saúde. Contudo, há que notar que também esta data é estimada e que o facto de o prazo ter findado há dois dias, o produto ainda poderá estar em boas condições.
·       Sobre o debate
O debate foi iniciado pelo nosso convidado especial, Raghunatha Dasa, que partilhou as suas experiências pessoais enquanto freegan. Foi referido que muitos dos problemas associados ao consumismo advêm da nossa perda de ligação com a natureza e com o facto de a esta ser dado menor valor que o dinheiro. Foi também referido que, uma maneira de se viver de forma mais sustentável seria consumir produtos da época e que sejam de produção local. Mas como conciliar isso com uma sociedade globalizada, onde tendências de consumo se generalizam a todo o planeta com grande rapidez? Isto é um dos nossos desafios atualmente.





Comentários

Mensagens populares